Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

REBIO Mata Paludosa

foto mostra Pórtico na Rota do Sol, que indica cuidado com a travessia de animais silvestres na área da REBIO Mata Paludosa
Pórtico na Rota do Sol indica cuidado com os animais na área da REBIO Mata Paludosa - Foto: arquivo Daer

A Reserva Biológica Mata Paludosa é a única Unidade de Conservação do estado que protege áreas de transição entre os ambientes de encosta e baixada, abrigando remanescentes de mata paludosa, um tipo de floresta formada sobre solos bastante úmidos, entremeada à vegetação de banhados.

Nessa formação, há uma grande quantidade de epífitas, principalmente bromélias e orquídeas, bem como expressivas populações de palmeiras, destacando-se o palmeira-juçara (Euterpe edulis), a gamiova (Genoma gamiova) e a guaricana (Genoma guaricana), todas ameaçadas de extinção.

foto da Perereca-castanhola (Itapotihyla langsdorffii)
Perereca-castanhola (Itapotihyla langsdorffii) - Foto: arquivo Daer

Exerce papel fundamental na conservação de espécies da fauna, principalmente anfíbios e aves, que só existem nesse tipo de ambiente. Três espécies de anfíbios presentes na REBIO encontram-se ameaçados de extinção: a perereca-castanhola (Itapotihyla langsdorffii), a perereca-risadinha (Ololygon rizibilis) e a perereca-macaca (Phyllomedusa distincta).

Área total: 271,87 hectares.

Saiba mais sobre a REBIO Mata Paludosa e siga no Facebook.

DAER-RS