Preservação da cultura e proteção de povos indígenas é tema do encontro de formação do Comitê de Equidade
Publicado em:
Atualizado em:
Na quarta-feira (22), os integrantes do Comitê de Equidade participaram de mais um encontro de formação, cumprindo o cronograma de trabalho do semestre.
Com a celebração do Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, nesta edição, os Diálogos para a Equidade contaram com a participação do antropólogo e servidor da Secretaria Estadual da Cultura, Walmir Pereira, que também é Coordenador do Conselho Estadual dos Povos Indígenas.
O objetivo do encontro foi oportunizar o aprendizado e aprofundamento da problemática indígena e trazer dados para ampliar o conhecimento dos servidores para a possível criação de projetos e ações no âmbito do Daer.
Inicialmente, Walmir parabenizou a autarquia e o Comitê pela iniciativa, destacando que todos os entes federativos são responsáveis pelas iniciativas voltadas para a proteção dos povos. “Os indígenas são pessoas de direito no Brasil e os dados do censo de 2022 revelaram que eles somam 1, 6 milhões de pessoas pertencentes a 395 povos”, pontua.
Em sua visão, o que ocorreu no país foi um “etnocídio” que dizimou 5 milhões de pessoas e centenas de povos em 100 anos. “É preciso reconhecer essa dívida histórica e investir em políticas públicas que proporcionem segurança territorial, ambiental e econômica aos povos indígenas”, enfatiza.
DIÁLOGOS PARA A EQUIDADE
Com encontros mensais, as formações do Comitê abrangem diversos temas ao longo do ano. Em março, mês da mulher, a pauta foi "Do Assédio ao Feminicídio", que precedeu a realização de um evento aberto ao público no dia 25/03. Para o mês de maio, está sendo programada uma formação sobre identidade de gênero e inclusão LGBTQUIApn+.
