Obras do acesso municipal a Itatiba do Sul entram em fase final
Com investimento de R$ 13,5 milhões do Estado, rodovia ligará município a Barra do Rio Azul, no Alto Uruguai
Publicado em:
Atualizado em:
Os moradores de Itatiba do Sul, no Alto Uruguai, estão perto de comemorar a pavimentação do acesso ao município pela ERS-137. A obra, executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) -, está com 90% do cronograma concluído e tem previsão de entrega para março de 2025.
O projeto abrange um trecho de seis quilômetros até Barra do Rio Azul, município vizinho. A terraplanagem e a sub-base estão totalmente concluídas, enquanto a camada de base foi completada em 95% do trajeto. O asfalto está finalizado em 4,8 quilômetros, correspondendo a 79% da extensão prevista. Em paralelo, os serviços de sinalização já foram iniciados.
“O programa de acessos municipais é essencial para garantir que os municípios estejam devidamente conectados, promovendo o desenvolvimento econômico e social,” afirma o secretário Juvir Costella, da Selt. “Investimos em infraestrutura para melhorar as condições de tráfego e aumentar a segurança para todos os que transitam por essas vias", acrescenta.
O investimento total é de R$ 13,5 milhões do governo do Estado, com contrapartidas dos municípios de Itatiba do Sul e Barra do Rio Azul, por meio de convênio.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, salienta que a pavimentação vai impactar positivamente a mobilidade local: “Estamos comprometidos em concluir as obras com qualidade e no prazo, garantindo que a infraestrutura viária atenda às necessidades da população e contribua para o desenvolvimento econômico local. Este projeto é um exemplo de como parcerias entre o Estado e os municípios podem trazer benefícios significativos para a comunidade”, frisa o dirigente.
Benefícios para a população
Na cidade, o avanço da obra já transformou a rotina dos moradores. A estudante Nalanda Zarpelon destaca o impacto positivo nas viagens para universidades: "A infraestrutura está muito melhor do que antes. Agora, chegamos com antecedência a Erechim e Getúlio Vargas, onde temos faculdades", detalha. "O acesso pavimentado reduz o tempo de viagem e aumenta a segurança, além de valorizar as residências e possibilitar novos empreendimentos que geram empregos", menciona.
Para o radialista Milton Martarelo a pavimentação provocou uma transformação econômica e social em Itatiba do Sul: "Com a produção agrícola robusta e o comércio local, a obra representa uma nova era de otimismo e prosperidade, mudando a realidade da população", comemora. "Antes do asfalto, tivemos até show de dupla sertaneja cancelado por causa das condições da rodovia. Hoje, recebemos atrações musicais de âmbito nacional. Sentimos, inclusive, que as pessoas estão mais felizes", comenta Martarelo.
O acesso a Itatiba do Sul é tema do novo vídeo da série especial sobre as ligações asfálticas a municípios gaúchos. Clique aqui para conferir.