Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Inicia construção das rampas de acesso à passarela de pedestres da ERS-118, em Sapucaia do Sul

Travessia localizada no km 2,5 da rodovia é uma das seis passagens previstas para o trecho entre Sapucaia do Sul e Gravataí

Publicado em:

Travessia estará disponível para o público em 2024
Travessia estará disponível para o público em 2024
Texto: Liana Ramos Carvalho

Nesta semana, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, recebeu as vigas necessárias à construção das rampas de acesso à passarela de pedestres da ERS-118. Com comprimento aproximado de 9 metros, a estrutura metálica será empregada nas laterais da travessia localizada no quilômetro 2,5 da rodovia, em Sapucaia do Sul.

“Estamos implantando melhorias na região Metropolitana de Porto Alegre. Hoje, contamos com a fundação e os pilares da travessia prontos e ainda no primeiro semestre de 2024 os moradores e estudantes poderão realizar a passagem de um ponto a outro da estrada em segurança”, afirma o secretário Juvir Costella.

Atualmente, ocorre a montagem da estrutura metálica que serve de apoio para os elementos que compõem a passarela. A próxima etapa da obra será a concretagem das rampas de acesso e a pavimentação do passeio. Ao todo, o Governo do Estado investirá cerca de R$ 4,6 milhões na travessia, que está sendo executada desde janeiro deste ano.

“Seis passarelas estão sendo construídas ao longo dos 21,5 quilômetros duplicados entre Sapucaia do Sul e Gravataí, com investimento de R$ 28 milhões do Tesouro do Estado”, ressalta o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “Além dessa que está em obras, duas estão concluídas – uma do quilômetro 2,5, em Sapucaia do Sul, e outra no 10, em Cachoeirinha. A travessia que será implantada no quilômetro 2, em Sapucaia do Sul, aguarda desapropriação e liberação do trecho e as projetadas para os quilômetros 14 e 19, em Gravataí, estão em licitação”.

Todas as passarelas apresentam o mesmo padrão: são estruturas metálicas que atendem às normas de acessibilidade, com rampas de acesso e segurança, contando com as laterais protegidas por telas e iluminação própria.

DAER-RS