Governo autoriza três investimentos em acessos municipais do Plano de Obras no Vale do Taquari

A imagem mostra o governador Eduardo Leite com a assinatura.
Com a assinatura do governador, obras podem começar - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Texto: Vanessa Kannenberg/Secom

O governador Eduardo Leite, oficializou, na tarde desta quinta-feira (14/10), mais três investimentos do Plano de Obras. Até o fim do próximo ano, serão destinados R$ 34,8 milhões, sendo R$ 19,2 milhões de recursos do Estado e o restante mediante convênio com os municípios, para os acessos municipais a Travesseiro, pela VRS-811, e a Arroio do Meio e Capitão, pela ERS-482, na região do Vale do Taquari.

A assinatura, realizada em cerimônia no Palácio Piratini, contou com a participação de secretários de Estado, deputados, prefeitos e vereadores. A partir disso, as obras podem começar imediatamente.

“Graças ao importante trabalho de reformas que fizemos, com a ajuda dos deputados, estamos espalhando obras pelo Estado. Hoje pela manhã, lançamos o Avançar na Educação, que investirá R$ 1,2 bilhão no ensino estadual, e é uma alegria agora poder reiniciar esses três acessos municipais, sendo que o da ERS-482 se transformará em acesso regional, depois de tantos anos de mobilização e espera da população do Vale do Taquari”, afirmou o governador.

Lançado em junho pelo governo, o Plano de Obras, que prevê R$ 1,3 bilhão de investimento em obras rodoviárias em todo o Estado, faz parte do programa transversal Avançar, cujo intuito é acelerar realizações e deixar um legado, baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população, dentro do eixo Avançar no Crescimento.

“Os municípios são parceiros importantes na busca pelo desenvolvimento da malha rodoviária do Estado, por isso comemoramos o esforço em conjunto para a retomada de mais essas obras, que trarão bem-estar à população e impulsionarão a economia do Vale do Taquari”, disse o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Nesta quinta (14), foi autorizado o repasse de R$ 13,2 milhões de recursos do Tesouro do Estado para a pavimentação do acesso ao município de Travesseiro, o que contemplará 5,7 quilômetros da VRS-811 até o fim de 2022.

“Faz 30 anos que essa obra foi iniciada, mas nunca andou. A população já está desacreditada que saia, mas tenho convicção de que desta vez vai acontecer. Segunda-feira (18) estaremos lá na estrada para dar o pontapé inicial juntamente com a empresa”, afirmou o prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier.

Além disso, foram assinados dois convênios entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e as prefeituras de Arroio do Meio e Capitão. Assim, serão viabilizados 7,66 quilômetros da ERS-482, com valor de R$ 3,27 milhões do Estado e R$ 10,2 milhões do município de Arroio do Meio, e outros cinco quilômetros na mesma rodovia em direção a Capitão, que receberá R$ 2,73 milhões do Daer e R$ 5,5 milhões da prefeitura.

Os prefeitos de Arroio do Meio, Danilo José Bruxel, e de Capitão, Jari Hunhoff, e o deputado federal Lucas Redecker também discursaram na cerimônia.