Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

ESEC Aratinga

foto Xaxim (Dicksonia sellowiana)
Xaxim (Dicksonia sellowiana) - Foto: arquivo Daer
A Estação Ecológica Estadual Aratinga é uma unidade de conservação estadual de proteção integral criada em 1997 como forma de compensar parte dos impactos ambientais gerados pela implantação da rodovia Rota do Sol. Além da preservação da natureza, a unidade é destinada à realização de pesquisas científicas, estendendo-se pelos municípios de Itati e São Francisco de Paula em uma área de 5.882 hectares. Uma das características desse tipo de Unidade de Conservação (UC) é que apenas 3% da área de seus ecossistemas podem ser alterados para fins de pesquisas experimentais.

A UC ocupa porções do Planalto Gaúcho e da encosta da formação da Serra Geral, com altitudes que variam de 160 a 930 metros. Sua formação vegetal é consequência de fatores físicos como clima e hidrografia, associadas a uma ampla variação de altitude, proporcionando a presença de três ecossistemas: Estepe Gramíneo-lenhosa (campos de altitude), Floresta Ombrófila Mista (mata com araucária) e Floresta Ombrófila Densa (mata de encosta), sendo essas três formações vegetais ecossistemas integrantes do Bioma Mata Atlântica.

foto de uma saíra-de-sete-cores (Tangara seledon)
Saíra-de-sete-cores (Tangara seledon) - Foto: arquivo Daer

Na flora da ESEC Aratinga, encontram-se espécies de interesse conservacionista, medicinais, ornamentais, melíferas e aromáticas. Abriga inúmeras espécies vegetais e animais, inclusive espécies ameaçadas de extinção. Destaca-se na vegetação o xaxim (Dicksonia sellowiana), a araucária (Araucaria angustifolia), o cacto-bola (Parodia ottonis) e a corticeira-da-serra (Erythrina falcata) e na fauna, o leão-baio (Puma concolor), o veado-virá (Mazama gouazoubira), a paca (Cuniculus paca), o macuco (Tinamus solitarius), o gavião-pato (Spizaetus melanoleucus), a saíra-de-sete-cores (Tangara seledon) e o papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea).

Área de abrangência: 5.882 hectares.

Saiba mais sobre a ESEC Aratinga e siga no Facebook.

DAER-RS