ATUALIZADO - Atendimento ao público no DAER

Publicação:

A foto mostra a fachada do prédio do DAER.
Regime especial de funcionamento inicia nesta quinta-feira (19) - Foto: Divulgação DAER
Texto: Divulgação/DAER

Atendendo às disposições dos Decretos Estaduais nº 55.118, 55.128 e 55.240, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) adotou uma série de medidas para conter a disseminação do COVID-19. Além do trabalho remoto, obrigatório para quem tem mais de 60 anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, e autorizado aos servidores cujas atribuições possam ser realizadas em regime especial de teletrabalho, sem prejuízo para o serviço público, a autarquia efetuou alterações no atendimento ao público.  Confira:

- Assessoria de Julgamento de Infrações de Trânsito (AJI): Os prazos recursais de defesas e recursos de infrações de trânsito voltaram a contar desde o 01/12/2020, conforme Resolução do CONTRAN nº 805/2020 de 16/11/2020. A interposição de defesas e recursos pode ser realizada pessoalmente na sede do DAER ou via correios, de acordo com as instruções contidas nas notificações enviadas. Saiba mais.

FIQUE ATENTO ÀS BANDEIRAS DE DISTANCIAMENTO:

• Quando Porto Alegre estiver nas bandeiras preta ou vermelha o recurso poderá ser encaminhado através do e-mail nca-proa@daer.rs.gov.br.
  • Nas demais bandeiras, o recurso deverá ser encaminhado via Correios ou entregue presencialmente, na sede do Daer, das 9h às 12, de segunda à sexta-feira.

ATENÇÃO: a apresentação de condutor deve ser realizada no DetranRS. Saiba mais.

Para dúvidas ou esclarecimentos poderá ser encaminhado e-mail para aji@daer.rs.gov.br.

- Superintendência de Transportes de Cargas (STC): o atendimento presencial e pelos telefones (51) 3210-5074 e 3210-5249 permanecem das 8h30 às 12h. À tarde, somente informações pelos e-mails stc@daer.rs.gov.br e aet@daer.rs.gov.br.

Importante: não estão mais sendo aceitas Autorizações Especiais de Trânsito (AETs) e de Circulação (AECs), que estejam vencidas, devendo o requerente providenciar a solicitação de novas autorizações junto ao Departamento.

- Superintendência de Faixa de Domínio (SFD): o atendimento presencial e telefônico está suspenso e ocorre somente através do e-mail sfd@daer.rs.gov.br.

- Protocolo: o atendimento presencial está suspenso e ocorre somente através do e-mail nca-proa@daer.rs.gov.br. Ao realizar a solicitação, o usuário receberá uma resposta automática e, no prazo de 24h, sua solicitação será protocolada e lhe será informado o número. Caso o solicitante não receba a resposta automática ou o número de protocolo em 24h, os pedidos devem ser reenviados.

- Superintendência de Recursos Humanos (SRH): está suspenso o atendimento presencial, sendo realizado pelo telefone (51) 98686-3138 (das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30). Os servidores inativos podem entrar em contato pelos e-mails:

• GABINETE: srh@daer.rs.gov.br
  • REGISTRO: leandrols@daer.rs.gov.br
  • FOLHA DE PAGAMENTO: cristianosj@daer.rs.gov.br
  • APOSENTADORIA: aposentadoria@daer.rs.gov.br

Importante: Conforme o Decreto nº 55.680, de 28 de dezembro de 2020, os aposentados e pensionistas ficam dispensados, até 31 de março de 2021, da realização de prova de vida (recadastramento de INATIVOS).

- Diretoria de Transportes Rodoviários (DTR): atendimento presencial, mediante agendamento. Os usuários e empresas devem protocolar as demandas através do e-mail nca-proa@daer.rs.gov.br. Após, a orientação é que busquem os setores responsáveis. Confira os contatos:

• FRETAMENTO: fretamento@daer.rs.gov.br
  • TURISMO: turismo@daer.rs.gov.br
  • TRANSPORTE DE PASSAGEIROS: stp@daer.rs.gov.br
  • TERMINAIS RODOVIÁRIOS: str@daer.rs.gov.br
  • DIRETORIA DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS: dtr@daer.rs.gov.br

Além desses canais, durante o horário comercial, está disponível o telefone (51) 98595-4045.

- Superintendência de Contabilidade e Finanças (SCF): está suspenso o atendimento presencial, sendo realizado pelo telefone (51) 98686-1511 e pelo e-mail scf@daer.rs.gov.br. Todos os serviços estão ocorrendo normalmente, inclusive os pagamentos via banco.

- Ouvidoria: está suspenso o atendimento presencial e telefônico, sendo realizado através do formulário de atendimento disponível AQUI.

- Biblioteca: pesquisas no acervo podem ser realizadas AQUI. O atendimento telefônico esta suspenso e o presencial deve ser agendado através do e-mail biblioteca@daer.rs.gov.br

- Assessoria de Comunicação Social (ACS): o atendimento aos veículos de imprensa será realizado pelo e-mail imprensa@daer.rs.gov.br e telefone (51) 98687-2387.

- Superintendências Regionais: atendimento presencial normal. Atendendo dentro das normas recomendadas e com uso obrigatório de máscara, tanto para os servidores quanto para o público.

Confira os endereços e telefones das Superintendências Regionais AQUI.

DAER-RS