APA Rota do Sol

A Área de Proteção Ambiental Rota do Sol é uma Unidade de Conservação de uso sustentável em que é permitida a ocupação humana e a utilização dos recursos naturais. Está inserida na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul e abrange os Campos de Cima da Serra e a Serra Geral, numa região de platô e encostas que variam de 4 a 900 metros de altitude. Uma de suas principais funções é servir de zona de amortecimento para a Estação Ecológica Estadual Aratinga e de corredor ecológico entre o Parque Nacional da Serra Geral e a Reserva Biológica Estadual da Serra Geral.

Dentre as espécies da flora encontram-se exemplares que têm ocorrência limitada em outras regiões e/ou estão ameaçados de extinção, como a palmeira-juçara (Euterpe edulis), xaxim (Dicksonia sellowiana), araucária (Araucaria angustifolia), canela-preta (Ocotea catharinensis), canela-sassafrás (Ocotea odorifera), corticeira-da-serra (Erythrina falcata). Além de diversas espécies de gramíneas, orquídeas e bromélias.
Na fauna são encontrados o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o veado-mateiro (Mazama americana), o graxaim-do-mato (Cerdocyon thous), o leão-baio (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardus pardalis), o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) e o papagaio-charão (Amazona pretrei).
A APA Rota do Sol possui importantes belezas cênicas para a região, como a Cascata da Pedra Branca, as escarpas da Serra Geral e o Cânion Josafaz.
Área de abrangência: 54.670 hectares.
Saiba mais sobre a APA Rota do Sol e siga no Facebook.