Retomadas obras de ponte que ligará Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga
Obra é aguardada há mais de vinte anos pela população do Vale do Sinos
Publicado em:
Atualizado em:
Parada desde 2014, a tão esperada ponte sobre o Arroio Pampa, na Avenida dos Municípios, teve as obras retomadas por determinação do governo do Estado. Uma solenidade no Palácio Piratini nesta quarta-feira (30), com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), marcou o reinício dos serviços. A ponte é considerada importante pela população do Vale dos Sinos, pois liga os municípios de Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo a partir do acesso pela ERS-010.
Para Sartori, a ponte vai favorecer a infraestrutura da região, dar qualidade de vida aos moradores e evitar as invasões e depósitos de lixo na rodovia, além de ajudar no escoamento da produção calçadista. "O governo está fazendo o possível para que o Rio Grande volte a crescer e tenha mais investimentos. Queremos um Estado melhor e com serviços de qualidade. Para isso, precisamos do apoio de todos", ressalta.
Serão 44 metros de comprimento por 12,6 de largura. O investimento é de R$ 1.198.218,55 do Tesouro do Estado. Após intenso trabalho da Secretaria dos Transportes junto ao Daer, foi possível encaminhar a solução de todos os entraves que impediam o início das obras, como questões de desapropriação e deslocamentos de rede elétrica, além da necessidade de ajustes essenciais no projeto. “Priorizamos pôr fim a gargalos que ocasionam desgaste muito grande ao Daer e buscamos resoluções para demandas reprimidas há vinte anos, como é o caso da ponte na Avenida dos Municípios”, esclarece o diretor-geral Uberti. “Não é mais possível paralisar essa obra e vamos dar andamento até que seja concluída.”
“Foram inúmeras audiências públicas na Assembleia Legislativa, audiências em secretarias de Estado e reuniões nos últimos anos em busca de uma solução", comemorou o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. "Muitos só vão acreditar na conclusão quando passarem com os seus carros sobre a ponte, mas tenho certeza de que este governo terminará a obra", acrescentou. Ele lembrou, ainda, que foram feitas várias reuniões com o Daer e a AES Sul para que os postes próximos ao local das obras fossem retirados para liberar os serviços.
A empresa contratada pelo Daer para a execução da obra já começou a instalar a estrutura para os operários que trabalharão no trecho. A previsão contratual é que a ponte seja finalizada em 360 dias.