Atividade celebra 87 anos do Daer com foco na reconstrução do Rio Grande do Sul
Publicado em:
Atualizado em:
Na sexta-feira (30), o Daer comemorou seus 87 anos com uma atividade especial no auditório do edifício- sede. O evento reuniu servidores e contou com a presença do diretor geral Luciano Faustino, que enalteceu o papel crucial do Daer na reconstrução do Estado, especialmente em tempos de desafios climáticos.
Também estavam presentes os diretores Ernesto Eichler, Sandro Vaz dos Santos, Sívori Sarti da Silva e Luciana do Val Azevedo. O enfoque da atividade foi a capacidade técnica dos servidores para a entrega de serviços essenciais à sociedade gaúcha e o grande volume de investimentos e obras que deverão ser gerenciadas pela autarquia para reconstrução do estado.
Na oportunidade, foram compartilhados dois trabalhos elaborados por servidores do quadro e apresentados no 26º ENACOR e 49ªRAPv. Inicialmente, a engenheira civil Mara Bianchini apresentou o estudo de caso “Adequações realizadas no Daer nas composições de concreto asfáltico, considerando a metodologia Sicro”. O trabalho também tem autoria da engenheira civil Bibiana Fogaça.
Na sequência, o biólogo Lucas Pachla da Enecon Engenharia apresentou o trabalho “Monitoramento da mastofauna: uma ferramenta auxiliar para tomada de decisões visando à implantação de medidas de conservação em rodovias”. O artigo também tem autoria da engenheira florestal Josani Carbonera e do biólogo Luiz Carlos Leite.
A celebração foi finalizada com a apresentação do diretor geral, intitulada “O impacto da enchente no RS: Daer reconectando a infraestrutura viária do Estado”, que focou no impacto das enchentes nas estradas gaúchas. Faustino enfatizou a rápida e eficiente resposta da autarquia na desobstrução de rodovias essenciais para o trânsito seguro no Rio Grande do Sul.
Para apoiar essa apresentação, a Assessoria de Comunicação Social produziu um vídeo, que traduz em imagens a catástrofe sem precedentes que atingiu o nosso Estado, e fala dos impactos na malha e as soluções encontradas. A criação do audiovisual foi realizada integralmente pela equipe e com equipamentos da ACS, conforme detalhou a coordenadora Lírian Sifuentes durante a atividade.