O impacto da enchente no RS e a resposta do Daer foram tema de palestra no 26º ENACOR e 49ª RAPv

Eventos aconteceram de 19 a 22 de agosto, em Aracaju

MEIO
Palestra apresentou detalhes do impacto da enchente no RS e a resposta do Departamento - Foto: Divulgação Daer
Texto: Susana Goerck

A atuação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem na desobstrução e recuperação de estradas durante a catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul marcou a programação do 26º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária e 49ª Reunião Anual de Pavimentação.

WhatsApp Image 2024 08 22 at 14 00 00
Servidores destacaram a agilidade e esforços do Daer na desobstrução e recuperação de rodovias após a enchentetingidas - Foto: Divulgação Daer

O tema foi abordado na manhã dessa quinta-feira (22) na palestra intitulada “O impacto da enchente no RS: Daer reconectando a infraestrutura viária do Estado”, conduzida pela superintendente de Programas Especiais, Lia Cateri Rech Martinazzo, representando o diretor-geral Luciano Faustino. Também compuseram a mesa de trabalhos o superintendente regional de Erechim, Elmo Bortolotto Junior, e a superintendente de Pesquisas Rodoviárias, Mara Bianchini.

“É com responsabilidade que representamos o Departamento para falar de um trabalho tão importante para a reconstrução do nosso estado. Nosso objetivo foi trazer detalhes das medidas adotadas para viabilizar a compilação e divulgação de informações à população  durante o período, bem como as ações executadas para reestabelecer a mobilidade e reconstruir pontes e rodovias e, assim, viabilizar novamente o acesso a centenas de localidades”, destaca a superintendente Lia.

De acordo com o diretor-geral, Luciano Faustino, a agilidade e a pronta resposta do Daer no enfrentamento da enchente demonstra a capacidade técnica e operacional da autarquia, que completou 87 anos. “Precisamos valorizar o trabalho dos nossos servidores que se empenharam em oferecer soluções para melhorar a situação difícil que os gaúchos passaram e expor essa vivência para técnicos de todo o país”, destaca o dirigente. O desafio agora é construir rodovias resilientes à nova realidade climática, acrescenta.

MEIO 3
Servidores divulgaram Seminário Técnico que acontece em outubro, em Porto Alegre - Foto: Divulgação Daer

A finalização da atividade foi feita com a divulgação do Seminário Técnico da Revista Estradas, que ocorre no dia 30 de outubro, na sede do Daer, em Porto Alegre. A publicação é da Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer (SUDAER) e o tema da 29ª edição é “Mudanças na Infraestrutura de Transportes”. Para mais informações, clique AQUI.

Vídeo Institucional

A palestra contou também com a exibição de um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social para apoiar a exposição sobre o tema. A produção envolveu a elaboração de roteiro,  gravação de imagens de trechos afetados e falas de superintendentes e edição do material. Para acessar o material, clique AQUI.

WhatsApp Image 2024 08 23 at 11 04 00
Anúncios de investimentos do Governo do Estado também foram apresentados - Foto: Divulgação Daer

Sobre o 26º Enacor e 49ª RAPv

Promovidos pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de tradas de Rodagem, o 26º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária e a 49ª Reunião Anual de Pavimentação ocorreram de 19 a 22 de agosto, em Aracaju, e reuniram  profissionais, estudantes e empresas do segmento rodoviário de todo o país. Saiba mais AQUI.

WhatsApp Image 2024 08 22 at 14 01 57
Evento contou com a participação de técnicos, professores e estudantes de todo o país - Foto: Divulgação Daer