Exposição Caminhos da Conservação é exibida no Centro de Informações Turísticas de São Francisco de Paula
Banners contam a história da construção da rodovia e ressaltam peculiaridades ambientais
Publicação:

Nas próximas semanas, a exposição “Rota do Sol: Caminhos da Conservação” estará em exibição em São Francisco de Paula. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, ela poderá ser visitada até o dia 16 de agosto no Centro de Informações Turísticas (Av. Getúlio Vargas, 1850).

Lançada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem em 2016, a mostra já percorreu dezenas de instituições e visa promover a conscientização ambiental, ressaltando os cuidados que devem ser assumidos ao trafegar no trecho entre Tainhas e Terra de Areia. Em 10 painéis são apresentadas informações sobre a construção da Rota do Sol e sua importância para a economia e a mobilidade do Rio Grande do Sulnão , além de curiosidades da fauna e da flora existentes nas três unidades de conservação: Estação Ecológica Estadual Aratinga, Reserva Biológica Mata Paludosa e Área de Proteção Ambiental Rota do Sol.
“A exposição evidencia a importância que o Daer sempre deu à Rota do Sol”, ressalta o diretor de Gestão e Projetos Sívori Sarti da Silva. "A construção da estrada ocorreu justamente a partir de um traçado de menor impacto ao meio ambiente, aproveitando as diretrizes da estrada antiga, que não era pavimentada. Além disso, as obras e os serviços tiveram acompanhamento de nosso setor ambiental, com o auxílio de uma empresa que supervisionava as ações e atuava como agente social, conscientizando a comunidade."
A exposição faz parte do conjunto de ações do Programa de Comunicação Social da Rota do Sol, vinculado ao licenciamento ambiental da rodovia. A proposta é estabelecer canais de interação com a comunidade do entorno e usuários da via, visando sensibilizar e orientar quanto aos cuidados necessários à preservação dos ecossistemas locais.