DAER retoma pavimentação do acesso a Muliterno, no Planalto

Conclusão dos 13,4 quilômetros que ligam o município à BRS-285 está prevista para o fim deste ano

A foto mostra uma máquina realizando serviços no pavimento da rodovia ERS-462.
Mais de R$ 1,8 milhão para a conclusão da pavimentação da ERS-462 - Foto: Divulgação DAER

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes – retomou neste mês a pavimentação da ERS-462, que dá acesso a Muliterno, na região do Planalto. Até o fim deste ano, deve ser concluída a ligação asfáltica entre o município e a BRS-285, um dos principais corredores rodoviários do Rio Grande do Sul.

De acordo com o secretário Juvir Costella, a obra reforça o empenho do Governo do Estado em reduzir a lista de municípios que não possuem acesso pavimentado. “Além de promover o desenvolvimento econômico, investir em ligações asfálticas é uma forma de contribuir com a autoestima das comunidades”, ressalta. “Este ano, destinamos R$ 37 milhões a acessos municipais e seguimos mobilizados na busca de recursos para que mais cidades possam comemorar essa conquista.”

O Tesouro do Estado destinou R$ 1,8 milhão para a conclusão da ERS-462, que possui extensão total de 13,4 quilômetros. “Já estamos finalizando a base do pavimento e, em breve, iniciaremos a execução do revestimento asfáltico. A última etapa é a implantação da sinalização”, detalha o diretor-geral do DAER, Sívori Sarti da Silva.

Conforme determinação do Estado, em um primeiro momento estão sendo atendidas as obras rodoviárias que estão mais próximas da conclusão. “A canalização dos recursos para esse fim deve melhorar as condições da malha rodoviária estadual, possibilitando a entrega de serviços aguardados há décadas pela população”, finaliza Sarti.

Plano de Obras 2019

A conclusão do acesso a Muliterno integra as ações do Plano de Obras 2019, anunciado em junho pelo governador Eduardo Leite. O pacote de investimentos nas rodovias estaduais soma R$ 301 milhões.

A maior parte dos recursos, R$ 170 milhões, é oriunda do Tesouro do Estado e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O montante é destinado à recuperação de estradas e conclusão de acessos municipais e pontes nas 17 superintendências regionais do DAER. Outros R$ 131 milhões, financiados pelo BNDES, são utilizados na duplicação da ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre.