Daer realiza melhorias em estradas do litoral norte do RS

Rodovias receberam aporte de R$ 21,9 milhões do Governo do Estado

-
Em 2022, foram investidos R$ 4,7 milhões na recuperação de pontos críticos da ERS-030 - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, investiu R$ 21,9 milhões em rodovias do litoral norte gaúcho para a temporada de verão. Por meio do programa Avançar, do Governo do Estado, foi realizada a recuperação dos pontos críticos, o corte da vegetação e a pintura da pista das estradas que registram maior volume de veículos nesta época - como a ERS-030, ERS-389 (Estrada do Mar), ERS-786 (Interpraias), ERS-407 e RSC-101.

As ações fazem parte da Operação RS Verão Total, caracterizada por iniciativas conjuntas de órgãos públicos em prol da segurança dos cidadãos durante a temporada.

-
Cerca de R$10 milhões dos R$ 30 milhões disponíveis para melhorias na RSC-101 foram utilizados este ano - Foto: Divulgação/Daer

“Oferecer uma infraestrutura adequada para o deslocamento dos turistas traz conforto e segurança à população”, afirma o secretário Luiz Gustavo de Souza. “Conseguiremos fazer isso graças ao trabalho desenvolvido pelo Departamento ao longo de todo ano, que preparou as rodovias para estarem em bom estado nos meses em que o trânsito aumenta”, complementa.

Segundo o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, os serviços melhoraram consideravelmente a trafegabilidade da malha rodoviária do litoral norte. Vistorias serão feitas para identificar a necessidade de novas ações e iniciá-las no menor tempo possível.

“O trabalho é permanente, o ano inteiro, com prioridade aos locais que oferecem risco de acidentes e às estradas com maior movimentação”, explica Faustino. Segundo o dirigente, sempre que necessário, equipes da autarquia realizam intervenções inclusive nos finais de semana e feriados.

Faustino detalha que, na ERS-030 – nos segmentos de Santo Antônio da Patrulha, Osório e Tramandaí –, o investimento ao longo de 2022 foi de R$ 4,7 milhões na recuperação dos pontos críticos. O mesmo valor foi destinado à Estrada do Mar. Já a Interpraias recebeu R$ 2,5 milhões.

“As últimas atividades na ERS-786 ocorreram no final de novembro e dezembro, entre Cidreira e Tramandaí”, salienta Faustino.

O Governo do Estado também investiu na duplicação da ERS-407. Iniciadas em março deste ano, as obras foram viabilizadas por meio de um convênio com a Prefeitura de Capão da Canoa. O valor do contrato, cuja duração é de onze meses, é de R$ 7,2 milhões - R$ 5, 1 milhões do Estado e o restante da Prefeitura. Na rodovia, no entroncamento com a Estrada do mar, também deve ser construído um viaduto para melhorar o fluxo de veículos.

-
Nos próximos meses, Daer deve realizar novos reparos nas Interpraias - Foto: Divulgação/Daer

“A Prefeitura de Capão da Canoa entregou recentemente o orçamento da estrutura atualizado, que, atualmente, está sendo analisado pelo Daer a fim de que a obra seja viabilizada”, acrescenta o diretor-geral do Daer.

Ainda, nos 139,03 quilômetros que ligam Tavares a Mostardas foram investidos R$ 10 milhões dos R$ 30 milhões previstos para o segmento.

“As intervenções começaram por Mostardas, na localidade de Bacopari, e prosseguem ao longo de 2023 em direção à Tavares”, explica Faustino. Segundo ele, três tipos de serviços ocorrem na estrada, conforme as condições de cada ponto do pavimento: implantação de capa asfáltica, fresagem e colocação de capa asfáltica e elaboração de base com capa asfáltica.

“Continuamos monitorando a situação do Litoral Norte e pretendemos, nos próximos meses, priorizar a Interpraias”, anuncia Faustino. “Mas a nossa programação é flexível, de modo que sejam sempre atendidas as rodovias com maior necessidade no momento, de acordo com critérios técnicos”, finaliza.