Daer lança Projeto para criação de Comitê de Equidade em evento na Ospa
Iniciativa pioneira visa promover diversidade e inclusão em cargos de liderança no setor público estadual
Publicado em:
Atualizado em:
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado (Selt) - lançou oficialmente ao projeto para criação do Comitê de Equidade da autarquia. A iniciativa inédita na administração estadual busca implementar políticas inclusivas para cargos de liderança, com foco em categorias de gênero, raça, deficiência e idade.
O evento, realizado na Sala de Recitais da Ospa, em Porto Alegre, reuniu representantes de órgãos públicos estaduais que atuam em frentes semelhantes. Durante a cerimônia, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, destacou a importância do projeto para a sociedade gaúcha.
“Hoje é um grande dia para o departamento. O Comitê de Equidade é um caminho necessário para a humanização e a construção de um ambiente saudável para todos”, afirmou o dirigente. “Servidores felizes inpulsionam a produtividade, o que resultará em serviços cada vez melhores para o cidadão”, complementou.
O projeto de implantação do Comitê de Equidade do Daer teve início em julho, quando um grupo de trabalho composto por 15 membros - incluindo servidores do Daer, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage/Sefaz) - começou a participar de atividades de formação. As ações incluíram palestras sobre diversidade, sessões de troca de experiências com o Comitê Gestor do TRT-4 e estudos aprofundados sobre inclusão.
De acordo com a coordenadora do projeto, Lírian Sifuentes, um censo será realizado entre dezembro deste ano e fevereiro de 2025, para compreender melhor a composição dos servidores do Daer.
“Iremos mapear o público interno e saber como nossos colegas estão se sentindo quanto a oportunidades e relações de trabalho”, detalha. “O Daer já foi pioneiro em infraestrutura rodoviária e, agora, lança-se como exemplo também no combate ao racismo, à misoginia, ao capacitismo e tantas outras formas de discriminação.
A diretora do Departamento de Igualdade Étnico-Racial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Sanny Figueiredo, salientou o papel decisivo dos agentes públicos na promoção da equidade.
“Precisamos combater o preconceito de uma forma séria e, acima de tudo, técnica. Para isso, é fundamental olharmos para as pessoas e identificar onde estão esses déficits”, frisou.
A programação do evento incluiu uma apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, a exibição do vídeo “Caminhos da Equidade” e uma palestra conduzida pelo Prof. Dr. Rudimar Baldissera, que abordou a diversidade dentro das organizações.
“O valor está justamente nas diferenças. Por isso, devemos criar regras para que pessoas diferentes possam acessar a organização. É preciso trazê-las e, além disso, pensar como elas serão acolhidas e poderão construir a partir de seus valores”, afirmou.