Daer viabilizou reconstrução da ponte Júlio de Castilhos em Jaguari
Obra possibilita a reintegração do Bairro Rivera ao município e a retomada do turismo local
Publicado em:
Atualizado em:
Mais de R$ 3,22 milhões foram investidos pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria dos Transportes por meio do Governo do Estado - na recuperação da ponte Júlio de Castilhos, em Jaguari, na região Central do Estado. A reconstrução da estrutura foi concluída em maio deste ano graças a um convênio da autarquia com a Prefeitura do município.
A circulação de veículos, atualmente, ocorre normalmente na travessia que estava em desuso desde 2015. Na ocasião, ela havia sido danificada após a passagem de um caminhão bitrem. “É uma satisfação contribuir para restabelecer o tráfego no principal acesso à Jaguari. Hoje, os moradores do Bairro Rivera, interligado à região Central por meio da ponte, voltaram a ter acesso ao município. Além disso, de modo geral, todos os moradores são beneficiados porque a melhora na infraestrutura incentiva o turismo local”, diz diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.
Segundo o dirigente, além do aporte financeiro, proveniente do Tesouro do Estado, a autarquia fiscalizou os serviços realizados por uma empresa contratada via licitação. A obra foi retomada no segundo semestre de 2017, após ajustes no orçamento, e incluiu a restauração da travessia e do vão central. Além disso, foram instalados dispositivos de segurança nas laterais e realizada a pintura e iluminação da ponte.
O resultado, de acordo com o prefeito Beto Turchiello, tem sido a retomada do fluxo turístico da “Cidade das Belezas Naturais”. Antes da reforma, os turistas precisavam realizar todo o contorno na rodovia até chegar ao município. “Muitos chegavam a desistir, o que não acontece mais já que podem trafegar na BRS-287 e ingressar pela ponte. É um acesso fácil para quem quer conhecer Jaguari e adquirir produtos como o vinho, a cachaça, o queijo e o salame, ou até saborear um risoto”, comenta.
Turchiello salienta, ainda, que a obra favorece a comunidade do bairro Rivera. Desde 2015, o comércio no local teve queda de 60% e inúmeras empresas encerraram as suas atividades. “Graças ao Governo do Estado e a equipe do Daer, essas questões estão superadas e está sendo restabelecida a normalidade na vida do cidadão de Jaguari e na economia do município”, concluiu o prefeito.