Daer e Sudaer promovem webinar sobre pesquisa e cooperação técnica e científica

Evento comemorativo aos 84 anos do Daer conta com engenheiros civis do Departamento e professores da UFRGS e da Univates

capa webinar
Engenheiros civis do Daer e professores da UFRGS e Univates participam do evento - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Divulgação/Daer

“A Pesquisa como Ferramenta para o Desenvolvimento – Cooperação Técnica e Científica DAER e Universidades” é o tema do webinar promovido pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em parceria com a Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer (Sudaer). O evento gratuito dedicado à comemoração dos 84 anos da autarquia ocorrerá na quarta-feira (11) às 19h

A transmissão ao vivo acontecerá pelo canal do youtube Revista EstradasTv_Sudaer, publicação técnico-científica editada pela entidade. Entre os temas, estão os convênios firmados entre o Daer e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade do Vale do Taquari (Univates). Além disso, haverá a apresentação de resumos das pesquisas realizadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação sobre a malha rodoviária, no âmbito dos convênios.

Esses assuntos serão abordados em uma mesa redonda, que contará com os engenheiros civis do Daer Alessandra Ribeiro, Fabiano de Oliveira e Mara Regina Bianchini. Representando a UFRGS estarão os professores Christine Tessele Nodari e Daniel Garcia, do Laboratório de Transportes (LASTRAN), e Lélio Brito, do Laboratório de Pavimentos (LAPAV). O webinar também conta com a presença das professoras Carolina Becker Fransozi e Rebeca Schmitz da Faculdade de Engenharia Civil da Univates.

Segue o link para o acesso: https://www.youtube.com/watch?v=GD1CGqGT2gg.

Confira os trabalhos que serão apresentados:

• Elaboração de modelo de previsão da velocidade operacional de rodovia em pista simples considerando os veículos de carga. - Zélia Silveira d’Azevedo
• Método para determinação de limite de tombamento lateral estático e margem de segurança de veículos pesados em curvas: estudo de caso da ERS-122. - César Viapiana
• Análise comparativa entre os métodos utilizados por DAER-RS e DNIT para determinação do número N. - Juliana Alves Ritter
• Estudo de perfis de variação de velocidade de veículos leves em curvas: avaliação de padrões e da aderência a modelos existentes. - Sander Fraga Farinha da Silva
• Análise da validade comportamental de um simulador de direção imersivo. - César Luís Andriola
• Influência dos microclimas nas manifestações patológicas das estruturas de pontes e viadutos. - Helena Szortika Quadros
• Proposta de alterações geométricas em uma interseção rodoviária: entroncamento entre a RSC-453 e VRS-816, situada em Venâncio Aires. - Petra Schmidt
• Estudo sobre a influência das condições do pavimento no coeficiente de atrito lateral de curvas horizontais: estudo de caso da curva do km 46 da ERS-122. - Paulo Henrique Passos

Mais de 80 anos cuidando das estradas gaúchas

Há 84 anos, na mesma data do webinar, surgia uma instituição pioneira no estado e no país: o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem. Na época, um grupo de profissionais ligados à Sociedade de Engenharia de Porto Alegre propôs a criação de um órgão com o objetivo de desbravar o estado e construir estradas que impulsionassem o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Até os dias atuais essa missão motiva o trabalho do Daer, que é responsável por mais de onze mil quilômetros de rodovias. Atualmente, a autarquia está à frente do Plano de Obras 2021-2022 do Governo do Estado, que irá mudar o panorama da malha rodoviária gaúcha, através do investimento de 1,3 bilhão de reais. Até o próximo ano, serão executados 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além de diversas obras de recuperação e conservação de estradas.