Começa recuperação da ERS-587, no Norte do RS

Obras no trecho entre Seberi e Rodeio Bonito devem ser concluídas ainda este ano

A foto mostra os serviços de recuperação da rodovia. Os funcionários estão trabalhando no pavimento.
Serão investidos R$ 1,7 milhão em 24 quilômetros da estrada - Foto: Divulgação DAER
Texto: Juliana Coin, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

As obras de recuperação da ERS-587 – entre os municípios de Seberi e Rodeio Bonito, no Norte do estado – já iniciaram. Os serviços abrangem 24 quilômetros e compreendem, ainda, o trecho que passa pela cidade de Cristal do Sul.

Os trabalhos, executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes – incluem a correção de deformidades na pista e colocação de capa asfáltica nos pontos mais críticos. O investimento é de R$ 1,7 milhão, com recursos do Tesouro do Estado.

“Com essa rodovia recuperada, estamos cumprindo mais uma das metas do Plano de Obras 2019, anunciado pelo governador Eduardo Leite”, afirma o secretário Juvir Costella. “São melhorias que vão garantir, sobretudo, mais segurança aos usuários que circulam por essa estrada para acessar a BR-386, com destino a outras regiões.”

O prefeito de Seberi, Cleiton Bonadiman, comemora o início dos serviços e salienta que as melhorias na ERS-587 atendem à reivindicação da comunidade. “A recuperação da rodovia é de extrema importância para o escoamento da nossa produção e para o transporte escolar”, acrescenta.

“Trata-se de uma restauração realizada por meio do programa de Conserva de rodovias pavimentadas mantido pelo DAER. Essa ação deve levar aos municípios todos os benefícios proporcionados por uma estrada em boas condições”, afirma o diretor-geral do DAER, Sívori Sarti da Silva.

A estimativa é que a recuperação da ERS-587 seja concluída ainda em dezembro deste ano.

Plano de Obras 2019

A recuperação da ERS-587 integra as ações do Plano de Obras 2019, anunciado em junho pelo governador Eduardo Leite. O pacote de investimentos nas rodovias estaduais soma R$ 301 milhões.

A maior parte dos recursos, R$ 170 milhões, é oriunda do Tesouro do Estado e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O montante será usado para a recuperação de estradas e conclusão de ligações asfálticas, pontes e convênios municipais nas 17 superintendências regionais do DAER. Outros R$ 131 milhões, financiados pelo BNDES, serão utilizados para finalizar a duplicação da ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre.