Começa pavimentação de rodovia que liga Tapejara a Charrua

Obra executada pelo Daer recebe investimento de R$ 23 milhões do programa Avançar

Imagem mostra máquina realizando a compactação da base
Com asfaltamento de 12 quilômetros entre Tapejara e Charrua, obra ligará a região nordeste ao Alto Uruguai - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Julio Cunha Neto

O Governo do Estado deu início este mês a mais uma obra de ligação regional na malha rodoviária do Rio Grande do Sul. Desta vez, a movimentação de máquinas marca o começo dos serviços de pavimentação da ERS-430, entre os municípios de Tapejara e Charrua.

A meta do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes – é asfaltar 12 quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 23 milhões do Plano de Obras 2021-2022 do programa Avançar.

“A liberação desses recursos proporcionou que inseríssemos a ERS-430 entre as 22 ligações regionais contempladas pelo Avançar, pois se trata de uma obra aguardada há décadas pelas comunidades de Tapejara e Charrua”, enfatiza o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “Com a rodovia pavimentada, ligaremos duas regiões importantíssimas do estado: o Nordeste e o Alto Uruguai, o que beneficiará consideravelmente o transporte da produção agropecuária”, acrescenta.

No momento, as frentes de serviços atuam nas etapas de drenagem e terraplenagem nos quilômetros iniciais da estrada. A estimativa é de que a obra seja entregue no segundo semestre de 2023.

“Os trabalhos estão concentrados entre os km 0 e 3, e logo deveremos começar a implantar as primeiras camadas de pavimento. Estamos trabalhando muito para que, ainda este ano, a comunidade possa circular pelos primeiros segmentos já asfaltados da ERS-430”, afirma o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Daer, Richard Polo.