Com capacidade restaurada, ponte na VRS-824 tem tráfego normalizado nesta quarta (1º/7)

Pilares e cortina de contenção do aterro foram recuperados na travessia que liga Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro

Uma estrada  com uma ponte sobre um rio, céu azul e árvores ao redor do pavimento.
Após o término das obras na ponte, está permitida a circulação de veículos de até 24 toneladas no local - Foto: Divulgação Daer
Texto: Diandra Tavares sob supervisão de Liana Ramos (ACS Daer)

A ponte sobre o rio Jacuí-Mirim, que liga os municípios de Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro pela VRS-824, terá o tráfego normalizado nesta quarta-feira (1º/7). Com o término das obras de recuperação da estrutura, executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes -, a travessia teve o retorno à capacidade de 24 toneladas. A partir de agora, está permitida a circulação de ônibus e caminhões de até três eixos pelo local.

Pote com blocos de concreto em seus pilares, árvores e pedras ao redor dos pilares da ponte
Os reparos realizados trouxeram melhorias para as condições de segurança no tráfego sobre a travessia - Foto: Divulgação Daer

Iniciada em maio após uma informação da Prefeitura Municipal e posterior vistoria do departamento, a obra teve a finalidade de aumentar a segurança da ponte e garantir sua estabilidade. Entre as ações executadas está a reforma da base de cinco pilares e a contenção e proteção de uma encosta que ameaçava desmoronar. Também foi suprimida uma erosão num dos encontros da estrutura.

Para o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a conclusão dos reparos traz melhorias para o acesso aos municípios da região do Alto Jacuí. “Essa ação evitou um transtorno maior aos motoristas, que poderiam ficar sem utilizar o trecho pavimentado", ressalta.

O engenheiro civil Carlos Toniolo, da SOA, também reforça a vantagem de atuar preventivamente. “Caso fosse necessário reconstruir a ponte, os transtornos e custos seriam muito maiores”, afirma, ressaltando que, apesar da pandemia, os serviços foram realizados sem interrupções.

A ação também teve o apoio da prefeitura de Quinze de Novembro, que disponibilizou local para instalação dos servidores e apoio operacional aos trabalhos.