Balança de pesagem volta a operar na ERS-122, em Bom Princípio

Dispositivo é utilizado pelas equipes do CRBM e do Daer para preservar pavimento da rodovia

WhatsApp Image 2023 05 08 at 11 37 12
Pesagem é utilizada para averiguar se a carga corresponde a categoria de cada veículo - Foto: Divulgação Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho

O controle de peso dos veículos que circulam na ERS-122, em Bom Princípio, voltou a ser fiscalizado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e pela Superintendência de Transportes de Cargas (STC) do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Desde a última quinta-feira (4/5), junto ao posto do CRBM, no km 27 , está operando a balança de pesagem que afere se o transporte ocorre dentro dos limites estabelecidos por lei.

"O equipamento estava desativado desde novembro do ano passado, em razão de um problema em uma licitação realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Após essas questões superadas, foi possível retomar a operação do dispositivo que contribui para a manutenção do pavimento, uma vez que o excesso de carga é um dos principais responsáveis pela deterioração das estradas", comemora o diretor de Operação Rodoviária, Sandro Vaz dos Santos.

WhatsApp Image 2023 05 08 at 11 19 01
Desativado em outubro de 2022, serviço retoma funcionamento na ERS-122 - Foto: Divulgação Daer

De acordo com a superintendente da STC, Diná Fernandes, a pesagem acontece durante as operações, em datas e horários que não são divulgados ao público. Cada categoria de veículo de carga e de passageiros possui um peso bruto total (PBT) específico, estabelecidos pela Portaria 268/22 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

"Esses parâmetros estabelecidos na legislação são utilizados pelos policiais e fiscais do Daer durante as abordagens", explica a engenheira civil. "O principal objetivo desse trabalho não é multar os infratores e sim servir como alerta para que os motoristas sigam os limites permitidos, pois as pistas são elaboradas prevendo determinada tolerância de peso. Se houver o respeito dos usuários, teremos rodovias melhores para todos", finaliza.