Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Audiência pública no Daer debate projetos das pontes destruídas pelas chuvas

Durante o encontro, secretário Juvir Costella detalhou medidas para a reconstrução das estruturas atingidas

Publicação:

Secretário Costella apresenta projetos para pontes
Objetivo da audiência pública foi prestar contas para os prefeitos e lideranças das regiões afetadas - Foto: Fabrício Santos/Ascom Selt
Texto: JOSÉ AUGUSTO BARROS/ ASCOM-SELT

O secretário de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella, detalhou, nesta quinta-feira (22), em uma audiência pública, o andamento dos projetos das pontes estaduais destruídas pelas chuvas de 2023 no Vale do Taquari, Serra e Litoral Norte, para lideranças das regiões afetadas.

Durante o encontro, que aconteceu no auditório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Costella apresentou o status atual dos projetos das pontes entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha (ERS-030), Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul (ERS-494), Nova Roma do Sul e Farroupilha (ERS-448) e Santa Tereza e São Valentim do Sul (ERS-431), além das estruturas municipais danificadas pelas enxurradas. Destacou, ainda, que a ponte da ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha, foi construída pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e entregue em agosto de 2023.

“O objetivo desta audiência pública foi prestar contas para os prefeitos e lideranças destas regiões, muito atingidas pelas chuvas, de tudo que estamos fazendo para viabilizar a trafegabilidade nestes pontos que tiveram pontes destruídas. Mas, além disso, mostrar a transparência do trabalho do Governo do Estado, detalhar o projeto de cada ponte para desmentir notícias falsas que circularam nos últimos meses”, destacou Costella.

Durante sua fala, o titular da Selt apresentou, ainda, dados dos primeiros dias de operação da balsa, que faz a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, na Serra. Desde o dia 09/02, quando a embarcação entrou em funcionamento, já transportou cerca de nove mil veículos.

“Sabemos que a balsa não é uma solução definitiva, mas ela está sendo fundamental para quem faz o deslocamento entre São Valentim do Sul e Santa Tereza”, destacou Costella.

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal, afirmou que a audiência serviu para que os gestores municipais levassem informações confiáveis para suas comunidades.

"Ações como essa, de transparência, são fundamentais para notícias falsas não se disseminem", afirmou Postal.

Diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, falou sobre a importância da reunião, fundamental para esclarecer as dúvidas dos gestores municipais.

“Nosso objetivo é fazer com que os trabalhos de reconstrução sejam concluídos no menor prazo possível. Com essa finalidade, adotamos algumas alternativas inéditas, como a contratação de obras pelo Regime de Contratação Integrada (RCI), segundo o qual a empresa que faz o projeto é a mesma que executa, entre outras medidas que nos permitem reduzir os prazos de execução das obras”, pontuou Faustino”, pontuou Faustino.

O prefeito de Dois Lajeados, Tiago Grando, saiu do encontro afirmando que levará informações confiáveis para os moradores de sua cidade.

 “Essa audiência foi muito importante, pois a comunidade estava ansiosa para saber o andamento dos projetos das pontes. A balsa é um acesso paliativo, nós sabemos, mas resolveu o problema dos deslocamentos na região, por hora. Mas, a balsa ajudou, e muito. Temos uma travessia neste momento, o que é um alento. Estamos todos no mesmo barco, não tem partido político neste momento que estamos vivendo”, afirmou Tiago.

Já o prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert, falou sobre a importância do anúncio de que a ponte da ERS-494 será reconstruída.

“Ela é muito importante para nós, ajudará a escoar a produção de banana, uma das culturas mais importantes do Litoral Norte. Atualmente, cerca de 80% da produção de banana do estado é cultivada na região de Três Cachoeiras”, destacou.

Também participaram do encontro os deputados estaduais Pepe Vargas e Elton Weber.

Leia medidas no link a seguir.

Arquivos anexos

DAER-RS