Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Acesso a Amaral Ferrador recebe primeiros quilômetros de asfalto

Obra na ERS-354 tem investimento de R$ 54 milhões do Tesouro do Estado

Publicado em:
Atualizado em:

A foto mostra um trecho pavimentado do acesso municipal a Amaral Ferrador.
Na etapa atual, os dois quilômetros iniciais da rodovia estão recebendo camada asfáltica - Foto: Divulgação/Daer
Texto: ACS Daer

A implantação do asfalto nos primeiros quilômetros do acesso a Amaral Ferrador teve início esta semana. A obra é executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes - e ligará o município à BRS-116, no sul do estado.

Na etapa atual, os dois quilômetros iniciais da rodovia estão recebendo a camada asfáltica. A terraplenagem já está concluída até o quilômetro 8, e a base asfáltica até o 6. O investimento total na obra é de R$ 54 milhões, com recursos do Tesouro do Estado.

O secretário Juvir Costella destaca que a ERS-354 contribuirá significativamente para o desenvolvimento regional. "O caso de Amaral Ferrador é emblemático, pois a pavimentação impulsionará a economia, reduzindo custos logísticos para o escoamento da produção de tabaco, soja, milho e arroz", complementa. "Estamos cumprindo o compromisso de zerar a lista de municípios sem ligação asfáltica no Rio Grande do Sul. Desde 2019, já entregamos 23 acessos e temos outros 18 em andamento", contabiliza o titular da pasta.

A foto aérea mostra uma retroescavadeira e um caminhão dando início às obras na ligação asfáltica a Amaral Ferrador.
Em dezembro de 2023, obras tiveram início com trabalhos preliminares de terraplenagem - Foto: Acervo ACS/Daer

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, detalha que, no momento, a ERS-354 segue com ações de terraplenagem e execução da base até o quilômetro 16. "Nossa previsão é que, até dezembro, a camada final de asfalto avance até o quilômetro 8. Estamos trabalhando em várias frentes de forma simultânea para otimizar o tempo de execução e entregar quanto antes este importante acesso à comunidade", projeta.

DAER-RS