Governo do Estado encaminha para licitação projeto de nova ponte entre Santa Tereza e São Valentim do Sul

Empresas terão 60 dias úteis para apresentação de propostas, a partir da publicação do edital pela Celic

Imagem mostra secretário Costella reunido com homens e mulheres sobre a ponte que será reconstruída entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, na Serra gaúcha
Obra deverá custar R$ 31,3 milhões, sendo R$ 24,4 milhões do Governo Federal e contrapartida de R$ 6,9 milhões do Estado - Foto: Fabrício Santos/Ascom Selt
Texto: Ascom Selt

O Governo do Estado enviou nesta quarta-feira (17) para a Central de Licitações do Estado do Rio Grande do Sul (Celic) o edital para a contratação da empresa que construirá a nova ponte que ligará São Valentim do Sul a Santa Tereza, na ERS-431, na Serra. A obra deverá custar R$ 31,3 milhões, sendo R$ 24,4 milhões do Governo Federal e contrapartida de R$ 6,9 milhões do Estado.

“Reafirmamos nosso compromisso e esforço para reconstruir essa ponte o mais breve possível, com segurança e condições de trafegabilidade, já que ela é fundamental para o escoamento da produção da região”, destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

A partir da publicação do edital pela Celic, as empresas terão 60 dias úteis para apresentação das propostas, de acordo com a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21, art. 55, II c). O prazo é válido para obras em regime de contratação integrada.

“A contratação da obra em um formato pioneiro no país, pelo Regime de Contratação Integrada (RCI), segundo o qual a empresa que faz o projeto é a mesma que executa. Essa iniciativa permite reduzir os prazos de execução das obras”, pontuou Costella.

A nova ponte terá 320 metros, 51 metros a mais do que a estrutura anterior, com largura e capacidade de carga maiores do que a antiga, levada pelas chuvas de setembro de 2023.

Para garantir a mobilidade aos moradores da região, desde fevereiro está em operação uma balsa para fazer a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, com investimento de mais de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado, entre mobilização e desmobilização. Desde o começo das operações, mais de 45 mil veículos já foram transportados pela balsa.