Fachada do Edificio-sede do Daer
Edificio-sede do Daer - Foto: Arquivo/Daer
O Daer é uma autarquia estadual fundada em 11 de agosto de 1937 (Lei n° 750), responsável pela gestão do transporte rodoviário no estado do Rio Grande do Sul.

Vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, o órgão é dotado de personalidade jurídica de direito público, com autonomia financeira e administrativa (Lei 11.090/1998).

ESTRUTURA FÍSICA:

Sede: Av. Borges de Medeiros, 1555 - Porto Alegre

Imagem mostra a fachada da sede da SPQ - Superintendência de Pesquisas Rodoviárias
Superintendência de Pesquisas Rodoviárias - Foto: arquivo Daer

Superintendência de Pesquisas Rodoviárias (SPQ): Av. Ipiranga, 191 - Porto Alegre

Superintendências Regionais em 17 municípios do interior do estado. Confira mais informações.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E COMPETÊNCIAS:

• Planejamento Rodoviário;
  • Estudos, projetos e desenvolvimento tecnológico rodoviário;
  • Expedição de normas rodoviárias;
  • Construção, operação e conservação de rodovias;
  • Concessão, permissão e autorização, gerência, planejamento e fiscalização do transporte coletivo intermunicipal e de rodovias;
  • Controle e otimização do transporte de carga;
  • Administração das faixas de domínio público;
  • Planejamento e implantação de pedágios em rodovias;
  • Assessoramento técnico aos municípios;
  • Policiamento de trânsito rodoviário (delegado ao CRBM – Comando Rodoviário da Brigada Militar).

Locais