Daer suspende tráfego de caminhões na ERS-431
Medida permanecerá até a recuperação das rachaduras do quilômetro 12,2
Publicado em:
Atualizado em:
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) suspende o trânsito de caminhões na rodovia ERS-431 até que sejam recuperadas as rachaduras do quilômetro 12,2, em Monte Belo do Sul. “Essa ação, de caráter preventivo, preserva a segurança de quem trafega na estrada que está em meia pista desde o dia primeiro deste mês, quando surgiram as trincas”, destaca o diretor-geral do Departamento, Rogério Uberti.
Segundo o dirigente, a passagem de caminhões e carretas nessas circunstâncias agravaria o problema e causaria riscos aos motoristas. “Temos ciência de que é uma via importante, tanto que o local foi sinalizado assim que houve o incidente. Quando a chuva deu uma trégua, no sábado seguinte, os primeiros trabalhos iniciaram. Pedimos a compreensão dos usuários e garantimos que estamos agilizando os reparos”, diz Uberti.
Recuperação da rodovia
A primeira ação no local foi uma selagem nas rachaduras, que serviu para diminuir a infiltração de água.
Para a recuperação do pavimento que ainda está danificado foi publicado sexta-feira (9) um decreto de emergencialidade, preparado pelo Daer . “Ele possibilitará a contratação de uma empresa por meio de pregão eletrônico, o que poupa tempo e evita que se perca o leito da estrada. Se esperássemos uma licitação, levaríamos um tempo muito maior para conhecer a empresa que iria atuar no segmento”, explica Uberti. Com o pregão eletrônico, as obras que irão restabelecer as condições de tráfego na ERS-431 iniciam em breve.