Workshop reúne profissionais de engenharia rodoviária no Daer

Workshop
O encontro tratou sobre diagnósticos e soluções para patologias do pavimento e drenagem das estradas - Foto: Sabrina Monteiro
Texto: Sabrina Monteiro

O auditório do Centro de Pesquisas Rodoviárias do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) sediou, na tarde dessa quarta-feira (18), o workshop Pavimentação e Drenagem de Rodovias, abordando diagnósticos e soluções para patologias do pavimento e drenagem das estradas. O evento teve a participação de, aproximadamente, 80 profissionais de engenharia, entre servidores da autarquia e representantes de outros órgãos públicos e empresas de construção, consultoria e projetos.

Na primeira palestra “Riscos na Pavimentação asfáltica, casos de obra, diagnóstico e soluções” ministrada pelo mestre e consultor em tecnologia de pavimento, engenheiro Armando Morilha, foram discutidos os principais problemas que ocorrem em revestimentos asfálticos. O consultor apresentou casos de obras, as investigações realizadas para o correto diagnóstico dos problemas, as soluções adotadas para cada caso e cuidados executivos nas diversas etapas dos serviços.

Na sequência, o mestre e coordenador de desenvolvimento de mercado, pavimento e drenagem com geocompostos, engenheiro Ramon Cavilha, apresentou o tema “Drenagem Subsuperficial e profunda utilizando geocomposto drenante MacDrain TD”. A proposta foi abordar a importância da realização de uma adequada drenagem do pavimento, bem como as formas de atuação visando à solução de problemas decorrentes de deficiências de drenagem. Foram apresentados casos de obras com a solução empregada para resolver o problema, a partir da tecnologia de novos produtos a disposição no mercado.

Para a superintendente de Pesquisas Rodoviárias, engenheira Mara Regina Bianchini, o evento permitiu ampliar conhecimentos que serão aplicados na solução de problemas semelhantes aos apresentados pelos palestrantes. “É gratificante podermos propiciar atualização técnica e perceber o interesse dos colegas na discussão de assuntos de ordem prática e que são recorrentes na engenharia rodoviária”, destaca a superintendente.