Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Salvaguardas Indígenas

imagem com a logomarca do programa de Salvaguardas Indígenas - Segurança e Educação para o Trânsito

O Daer, em parceria com DetranRS, Secretaria de Planejamento, Governança de Gestão e Secretaria da Educação, realiza ações para educação e segurança no trânsito em comunidades indígenas afetadas pela implantação de obras que integram o Programa CREMA - Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias.

As Terras Indígenas estão localizadas na região Norte do estado, no entorno das rodovias ERS-324 e ERS-406 (Serrinha e Nonoai) e ERS-343 (Cacique Doble e Passo Grande do Rio Forquilha).

Entre 2017 e 2018, cerca de 100 professores de 12 escolas indígenas da rede pública estadual foram capacitados pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS, através de cursos, oficinas e em ambiente virtual de aprendizagem.

imagem com a capa do Caderno Pedagógico de Educação para o Trânsito
Capa do Caderno Pedagógico

Também está em fase final de elaboração um material educativo inédito sobre segurança e cuidados no trânsito, elaborado em português e traduzido para os idiomas kaingang e guarani. Trata-se de um Caderno Pedagógico criado para subsidiar os professores que atuam em comunidades indígenas. O Caderno foi desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS, teve a revisão literária do Departamento Pedagógico da Seduc e a coordenação editorial da Assessoria de Comunicação Social do Daer.

   

 Confira o Relatório da Implementação das Salvaguardas Indígenas e dos Planos dos Povos Indígenas.

DAER-RS