Parceria entre Daer e Univates possibilitará qualificação rodoviária a estudantes

Objetivo é proporcionar uma vivência prática aos futuros engenheiros

foto univates
Uma das possíveis rodovias que será estudada pelos alunos da Univates é a ERS-425, que dá acesso a Coqueiro Baixo - Foto: Divulgação Daer
Texto: Divulgação Daer

Os estudos técnicos para a melhoria das operações das rodovias do Rio Grande do Sul ganharão cara nova. Isto porque o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) - firmou um termo de cooperação técnica no último dia 18 com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. Publicada ontem (22) no Diário Oficial do Estado, a parceria oportuniza que os alunos da instituição participem das pesquisas feitas pela autarquia.

“O Daer, enquanto responsável pela manutenção da maior parte da malha rodoviária do estado, preocupa-se em formar futuros profissionais. Esperamos contribuir para qualificá-los e, no futuro, tê-los como colegas na instituição”, destaca o diretor-geral do Departamento, Luciano Faustino.
Segundo o superintendente regional do Daer de Lajeado, Fabiano Pereira, que liderou a iniciativa, o projeto é voltado para os graduandos de Engenharia Civil, visto que durante o curso eles realizam a disciplina de Terraplanagem e Pavimentação. No entanto, estudantes de Engenharia Ambiental também poderão participar dos estudos.

“A recepção tem sido bastante positiva na Univates. Vai ser uma troca de experiências e de informações para que a gente utilize esse conhecimento acadêmico, aliado a nossa parte prática das obras", pontua Pereira. Segundo ele, a intenção é que os alunos possam sair da faculdade com vantagem no mercado de trabalho, levando em conta que o Daer possui uma amplitude de projetos nas estradas gaúchas para eles participarem.

O termo possui duração de cinco anos e poderá ser renovado após esse período. A expectativa é que o contato seja feito em breve com a universidade para o início do planejamento do projeto.