Operação Verão para Todos é lançada neste sábado

Daer participou do evento apresentando serviços nas rodovias que levam ao Litoral do RS

IMG 9636
O Departamento dispõe das Unidades de Apoio ao Usuário (UAU), que prestam apoio nas rodovias da região - Foto: Guilherme Pereira/Daer
Texto: Circe Precht

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está participando de mais uma edição da Operação Verão para Todos. A iniciativa que promove atividades e serviços voltados às pessoas que se deslocam ao Litoral foi lançada hoje (15) pelo governo do Estado, em Capão da Canoa.

IMG 9687
Diretor de operação rodoviária do Daer, Walter Machado, acompanha o vice-governador, José Paulo Cairoli - Foto: Guilherme Pereira/Daer

Além da autarquia, as ações contam com a participação de 30 órgãos do Executivo. “Fazemos um planejamento do que confiamos que faça a diferença para a sociedade", ressaltou o vice-governador José Paulo Cairoli."Esse é um momento importante, as pessoas estão entrando em férias em que vêm mais ao Litoral. É de suma importância nos preocuparmos com esse deslocamento, é o que estamos fazendo e o que vamos continuar".

Para auxiliar os motoristas, o Departamento dispõe das Unidades de Apoio ao Usuário (UAU), que estarão prestando apoio nas principais rodovias da região. A operação inicia na próxima sexta-feira (21) às 12h e encerra no mesmo horário do dia 26. O serviço ocorre até o dia 11 de março de 2019, durante todos os feriados prolongados e nos finais de semana. São cerca de cinco veículos adesivados com servidores da autarquia, realizando rondas ininterruptas na Estrada do Mar (ERS-389), Rota do Sol (ERS-486), ERS-407, ERS-030 e Interpraias (ERS-786). O atendimento pode ser solicitado através do telefone (e whats): 51 99529-2885.

O diretor de operação rodoviária do Daer, Walter Machado, destacou a participação do órgão. "Estamos atuando da melhor forma nas estradas gaúchas. É o segundo ano em que oferecemos as unidades de apoio ao usuário e o cercamento eletrônico, em parceria com o Comando Rodoviário da Brigada Militar".

O cercamento conta com sete equipamentos distribuídos nas estradas RSC-287, ERS-030 e ERS-389, verificando as placas dos automóveis para que o Detran consulte a situação do veículo. "O objetivo é tornar as abordagens aos motoristas mais assertivas e eficazes", complementa Machado.

A autarquia também conta com o monitoramento eletrônico, que utiliza equipamentos discretos conhecidos como pardais.

Para os usuários que utilizam o transporte intermunicipal, mais horários estarão disponíveis. Com o Plano Verão, são cerca de 300 linhas regulares a mais. Em conjunto, aproximadamente cem servidores estão fiscalizando os veículos que realizam o fretamento e turismo. Esse profissionais, ainda, averiguam as condições das instalações das estações rodoviárias.

As rodovias de acesso às praias também estão recebendo uma atenção especial nas últimas semanas. Além de reparos e recuperação do pavimento e do revestimento primário, as atividades estão concentradas na sinalização, roçada e na manutenção das pontes.

Complementando as ações, em parceria com outros órgãos estaduais, o Departamento participa de campanhas de conscientização para prevenção de acidentes. O lançamento da produção ocorre na próxima semana, com o tema “A Vida Passa Rápido, Não a Acelere Mais”. O projeto visa à reflexão a respeito das consequências que uma decisão equivocada no trânsito pode causar e será divulgado na internet, na televisão, nas rádios e em outdoors.

Também estavam presentes no evento o vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Jr  e o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Germano.