Letramento racial foi tema de formação do Comitê de Equidade do Daer
Encontro integrou mais uma etapa do Diálogos para a Equidade, espaço criado para capacitação e troca de experiências
Publicado em:
Atualizado em:
Para a filósofa e ativista estadunidense Angela Davis, “numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista". Mas como ser antirracista no ambiente de trabalho? Para responder essa e outras perguntas, ocorreu nesta quinta-feira, 16/10, o encontro de formação do Comitê de Equidade do Daer, com o tema Letramento Racial.
A formação foi conduzida pela diretora do Departamento de Igualdade Étnico-Racial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do RS, Sanny Figueiredo, que apresentou aos membros do Comitê um pequeno histórico sobre os negros no Rio Grande do Sul, o racismo estrutural e a importância de ações afirmativas no combate à desigualdade de oportunidades e à discriminação histórica. “Nossa sociedade é a reprodução de um sistema racista. Então, não podemos ter medo de falar a palavra 'racismo' e entender tudo que deriva dessa palavra. Precisamos assumir o nosso racismo, que foi construído, para podermos combatê-lo e parar de repoduzi-lo”, disse.
Segundo Sanny, entender as diferentes realidades, as vulnerabilidades de cada grupo e que nem todas as pessoas partem de um mesmo ponto, é fundamental para se combater o racismo. “No ambiente de trabalho não é diferente. Precisamos ter respeito e diálogo aberto. Respeitar as diferenças e identificar as vulnerabilidades. O racismo, assim como o machismo, quase sempre é sutil e, não raro, a própria vítima não consegue identificá-lo. Por isso a necessidade de conhecimento, de formação e de se buscar este letramento”, ressaltou.
O encontro sobre Letramento Racial integrou mais uma etapa do Diálogos para a Equidade, espaço criado para capacitação e troca de experiências no escopo do Comitê de Equidade do Daer, na busca por um ambiente de trabalho mais inclusivo e com maior representatividade. Esta foi a primeira formação do Comitê instituído oficialmente no dia 11 de agosto deste ano, durante a celebração dos 88 anos do Departamento.
Em novembro, o Comitê irá promover um evento em alusão ao Mês da Consciência Negra. Aguarde mais informações.