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Governo inaugura viaduto e mais 3,5 quilômetros da duplicação da ERS-118 em Sapucaia do Sul

Obra na rodovia na Grande Porto Alegre já está 94% concluída e deve ser entregue até o fim do ano

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Viaduto ERS-118
Mesmo com a pandemia, governo do Estado manteve obra na rodovia como estratégia para a mobilidade e o desenvolvimento econômico - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Mais um passo para a concretização de um projeto idealizado há duas décadas no Estado foi dado nesta terça-feira (22/9). Mesmo com as restrições socioeconômicas impostas pela Covid-19, as obras de duplicação da ERS-118, na Região Metropolitana, avançaram durante a pandemia, tornando possíveis a inauguração do viaduto sobre a avenida coronel Theodomiro Porto da Fonseca e a liberação de mais 3,5 quilômetros de pistas novas, em Sapucaia do Sul.

O trecho é um dos locais com maior fluxo de veículos por ligar os municípios de Esteio e Sapucaia do Sul e por ser utilizado pelos moradores das duas cidades como rota de saída em direção às BRs 116 e 290. Por isso, mesmo com a pandemia, o governo do Estado manteve os trabalhos como estratégia para a mobilidade e o desenvolvimento econômico.

“A ERS-118 é uma das mais importantes rodovias estaduais e a duplicação, uma obra sonhada há duas décadas, principalmente pelos moradores da região. Com 94% da execução concluída, já vem fazendo a diferença na segurança viária para quem circula e mora por aqui. Especialmente neste trecho do novo viaduto, que era de muitos conflitos no trânsito. Vai oferecer melhor fluidez e segurança, bem como melhores condições para o desenvolvimento de empreendimentos que se instalam aqui nessa região”, destacou o governado Eduardo Leite durante a inauguração, realizada em ato restrito a autoridades.

Iniciada há 14 anos e interrompida diversas vezes por falta de recursos, a obra de duplicação dos 21,5 quilômetros entre Sapucaia do Sul e Gravataí foi retomada pela atual gestão em junho de 2019 com o compromisso de não paralisá-la até a conclusão. A previsão de entrega total foi reafirmada pelo governador para o fim deste ano.

“Essa é uma das nossas obras prioritárias e estará entregue à comunidade gaúcha até o fim de 2020”, disse Leite.

"Como esteiense que sou, conheço bem a região e sei, por experiência própria, da importância dessa obra. Como governante, é gratificante poder fazer mais essa entrega que impactará positivamente no desenvolvimento da região”, destacou o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

viaduto ERS-118 2
Trecho é um dos locais com maior fluxo de veículos na rodovia por ligar os municípios de Esteio e Sapucaia do Sul - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Atualmente, a obra está com 94% de execução concluída. Dividida em três lotes, esta última fase conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 131 milhões, dos quais já foram investidos R$ 105 milhões.

Apenas a elevada entregue nesta terça (22), a maior obra de arte (como é chamada esse tipo de estrutura) de toda a duplicação, com 202 metros de extensão, recebeu R$ 10,5 milhões. Localizados no km 3 da ERS-118, os chamados viadutos gêmeos – uma estrutura para cada sentido da estrada – tiveram o trânsito liberado em cada uma das pistas principais. Com o objetivo de proporcionar maior fluidez para o trânsito intenso da região, também foram liberados a interseção sob a elevada e os 3,5 quilômetros da duplicação no sentido BR-290 à BR-116, do km 5 ao km 1,5.

“Essa elevada é de extrema importância, porque fica no entroncamento de Esteio e Sapucaia. A conclusão vai representar a possibilidade de novos investimentos na região e a comunidade local poderá ter mais segurança tanto na rotatória como no tráfego da 118, dois dos nossos principais objetivos enquanto governo: desenvolvimento e segurança”, afirmou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Próximos passos da obra

Somado aos 16,5 quilômetros de pistas centrais – do km 5, em Sapucaia, ao km 21, em Gravataí – que foram liberados em abril, a rodovia já conta com 20 quilômetros duplicados e liberados para o tráfego de veículos, restando ainda a última camada de pavimentação.

A vantagem é que esta etapa está sendo executada com um material inédito nas obras gaúchas: uma mistura descontínua formada por asfalto-borracha e pedra britada. Conhecido internacionalmente por gap grade, esse produto especial é capaz de proporcionar maior vida útil à rodovia e dar mais aderência ao pavimento, o que facilita a frenagem de veículos, principalmente em dias de chuva, e reduz o risco de acidentes.

De acordo com o diretor-geral Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, estão em fase final de conclusão o viaduto sobre o trensurb (no km 1, em Sapucaia do Sul), que deve ser inaugurado em outubro; a restauração total da pista antiga do lote 3 (Km 0 a 5) e a conclusão do 1,5 km inicial, que serão concluídos até o fim do ano.

“A 118 segue em obras. Vamos trabalhar para entregar a rodovia pronta, e toda duplicada, até o mês de dezembro, afirmou Faustino.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

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