Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

ERS-040 recebe obras para eliminar alagamentos em Viamão

Ações envolvem melhorias no pavimento e no sistema de drenagem da rodovia

Publicação:

Imagem mostra retroescavadeira erguendo os novos encanamentos
Bocas de lobo e meios-fios serão implantados para dar mais vazão à água - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho

O governo do Estado realiza obras para conter os alagamentos que atingem os dez quilômetros iniciais da ERS-040, em Viamão, na Região Metropolitana. Os serviços, executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes –, contam com investimento de R$ 1,3 milhão.

Os trabalhos abrangem o trecho entre Porto Alegre e o entroncamento com a ERS-118. Para conter o acúmulo de água, as equipes realizam a substituição dos dispositivos de drenagem e reparos no asfalto.

Imagem mostra trecho do novo asfalto
Reparos no asfalto estão incluídos nas melhorias previstas para a ERS-040 - Foto: Divulgação/Daer

“Criamos um grupo de trabalho que tem discutido melhorias na ERS-040 no intuito de torná-la mais segura tanto para motoristas quanto para os moradores”, afirma o secretário Juvir Costella. “A ligação com a Capital já faz com que ela tenha um fluxo intenso de veículos, mas também se trata de uma importante rota ao litoral norte. Portanto, buscamos deixá-la em condições para receber o movimento maior durante o veraneio”, complementa.

Segundo o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, mais de 40% da obra já está concluída.

“Serão implantadas bocas de lobo e meios-fios para dar mais vazão à água, e prosseguiremos com a manutenção da pista”, sintetiza o dirigente. “Atualmente, estamos com duas frentes de trabalho: uma próxima ao posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar, e outra no km 2,2”, detalha.

A expectativa é de que o trabalho seja concluído em até 30 dias. Durante as obras, podem acontecer interdições parciais no trecho, que será sinalizado conforme as alterações no trânsito.

DAER-RS