DAER inicia pavimentação do acesso a Ubiretama, na região Noroeste

Obra conta com R$ 6 milhões do Tesouro do Estado

A foto mostra um carro circulando na rodovia.
As obras no acesso municipal devem ser concluídas no primeiro semestre de 2020 - Foto: Arquivo 14ª SR
Texto: Liana Ramos Carvalho

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) - começou a pavimentação do acesso a Ubiretama, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Os serviços abrangem 7,8 quilômetros entre o município e o entroncamento da BRS-392.

De acordo com o secretário Juvir Costella, a ligação asfáltica beneficiará vários municípios da região. “Além de Ubiretama, os moradores de Guarani das Missões e Cerro Largo também serão contemplados com essa rodovia pavimentada”, explicou. “Investiremos aproximadamente R$ 6 milhões na execução da obra, que contribuirá para impulsionar a economia local, especialmente o setor agrícola.”

Segundo o diretor do DAER, Sívori Sarti da Silva, a rodovia deve receber serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação e sinalização. “A obra integra o programa Acesos Municipais, que beneficia cidades sem revestimento asfáltico. A expectativa é de que no primeiro semestre de 2020 as atividades sejam concluídas e Ubiretama deixe de pertencer a essa lista.”

Plano de Obras

O acesso asfáltico a Ubiretama integra as ações do Plano de Obras 2019, anunciado em junho pelo governador Eduardo Leite. O pacote de investimentos nas rodovias estaduais soma R$ 301 milhões.

A maior parte dos recursos, R$ 170 milhões, é oriunda do Tesouro do Estado e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O montante será usado para a recuperação de estradas e conclusão de ligações asfálticas, pontes e convênios municipais nas 17 superintendências regionais do DAER. Outros R$ 131 milhões, financiados pelo BNDES, serão utilizados para finalizar a duplicação da ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre.