Asfaltamento da ERS-591 é tema do Seminário de Infraestrutura e Projetos Rodoviários

Técnicos do DAER capacitaram os alunos da URI que estão elaborando o projeto de pavimentação da rodovia

A foto mostrar os técnicos do DAER em pé enfileirados, lado a lado. Ao fundo, o logotipo da universidade URI.
Engenheiros do DAER compartilharam conhecimentos com estudantes da URI - Foto: Arquivo DAER
Texto: Liana Ramos Carvalho

A pavimentação dos 11,5 quilômetros entre Ametista do Sul e o distrito de Castelinho, no Norte do estado, foi o tema do Seminário de Infraestrutura e Projetos Rodoviários, realizado ontem (12) na Universidade Regional Integrada (URI), em Frederico Westphalen. Promovido pela instituição de ensino e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), o evento teve como objetivo qualificar os estudantes que estão desenvolvendo o projeto de asfaltamento da rodovia.

“Esse projeto está sendo viabilizado graças a um termo de cooperação técnica firmado neste ano com a universidade. Ele possibilita que os alunos do curso de Engenharia coloquem os seus conhecimentos em prática e, ainda, contribuam com o desenvolvimento da região”, diz o diretor-geral do DAER, Sívori Sarti da Silva. “Para nós, é uma oportunidade de preparar os futuros profissionais que, em breve, serão os nossos colegas”, completa.

Segundo a diretora de Gestão e Projetos da autarquia, Bibiana Fogaça, o trabalho já começou a ser desenvolvido pelos universitários. “Eles estiveram recentemente no Departamento passando um dia com a equipe. A intenção é de que esse intercâmbio de conhecimentos seja constante até a conclusão do projeto”, conta a dirigente. Durante o Seminário, ela falou sobre os principais tópicos necessários em um projeto final de engenharia.

Além disso, a superintendente adjunta da Superintendência de Pesquisas Rodoviárias, Mara Regina Bianchini, abordou os estudos de tráfego e o biólogo Luiz Carlos Leite, da Seção de Meio Ambiente, o licenciamento ambiental. Já a superintendente adjunta de Programação Rodoviária, Eliane dos Santos, palestrou sobre os custos rodoviários. O evento também contou com a presença do diretor de Infraestrutura Rodoviária do DAER, Luciano Faustino, e do secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella.