Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Acesso a Sertão Santana beneficia produção agrícola da Costa Doce do RS

Pavimentação dos 14,6 quilômetros que ligam o município à BR-116 deve ser concluída ainda em 2020

Publicação:

Caminhões e carros de patrolamento em obras e pavimentando uma rodovia
Já foi concluído cerca de 80 por cento do cronograma das obras no acesso a Sertão Santana pela ERS-713 - Foto: Foto: Divulgação Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho

O asfaltamento do acesso a Sertão Santana pela ERS-713 é aguardada pelos municípios da região da Costa Doce para acelerar o escoamento da produção agropecuária até o Porto do Rio Grande. Retomadas na segunda quinzena de junho, as obras estão com aproximadamente 80 por cento do cronograma concluído.

Além de Sertão Santana, os 14,6 quilômetros vão interligar, ainda, as cidades de Mariana Pimentel, Barão do Triunfo e Cerro Grande do Sul à BR-116 - umas das estradas mais importantes do país. De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a pavimentação, executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), também irá facilitar o deslocamento da comunidade regional a Porto Alegre.

“Sem dúvidas, trará muitos ganhos para a região, que está entre as maiores beneficiadoras de arroz do estado", acrescenta. "Assim que concluído, esse acesso impulsionará não só a produção arrozeira como outras riquezas locais, incluindo a pecuária e a agricultura familiar."

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, assegura que o asfaltamento da ERS-713 será concluído ainda em 2020. “Já temos todas as etapas de pavimentação finalizadas em um trecho de quatro quilômetros”, explica o dirigente. “A partir de agora, as frentes de trabalho estão concentradas em entregar os 4,2 quilômetros que restam para o término das atividades."

O investimento total na estrada - que integra o Plano de Obras do Governo do Estado - é de R$ 12,2 milhões. Os recursos são disponibilizados pelo Tesouro do Estado em contrapartida ao financiamento do BNDES para as obras de duplicação da ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

DAER-RS